quarta-feira, 22 de março de 2017

CONFIRA A NOTÍCIA EM TEMPO REAL



Restauração do “túmulo de Jesus” é concluída

A obra contou com um orçamento inicial de 3 milhões de euros, sendo que a equipe restauradora teve um financiamento total de 6 milhões, 80% por doações vindas do exterior.


Restauração do "túmulo de Jesus" é concluída
As obras de restauração da Edícula e da Cúpula que protegem o túmulo de Jesus Cristo foram concluídas e o resultado será apresentado nesta quarta-feira (22), confirmou nesta segunda-feira na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém a encarregada do processo, Antonia Moropoulou.
“Agora é possível ver a cor e a textura, as inscrições, os afrescos”, disse Moropoulou próxima à estrutura centenária, onde os ortodoxos consideram que aconteceu o enterro e a ressurreição de Jesus. Foram dez meses de restauração com a limpeza das lâminas de mármore da armação. Houve também estabilização e reforço da estrutura.
Segundo o UOL, as lajes deterioradas foram trocadas, fissuras foram cobertas com cola e os suportes foram reforçados para um “monumento que durará para sempre”, segundo a chefe grega da restauração.
No final de mês passado, os andaimes colocados pelos britânicos em 1947 foram retirados. As lonas e tapumes que cercam a Edícula serão retirados nas próximas horas, para que o local fique livre de materiais de obra antes de 22 de março, data da exibição.
No alto da cúpula reluz uma cruz greco-ortodoxa, que não estava antes da restauração e que, segundo o franciscano e arqueólogo Eugeni Alliata, poderia pertencer ao projeto original da Edícula.
A obra contou com um orçamento inicial de 3 milhões de euros, sendo que a equipe restauradora teve um financiamento total de 6 milhões, 80% por doações vindas do exterior, declarou à Agência Efe Bonnie Burnham, ex-presidente do Fundo de Monumentos Mundiais (WMF, na sigla em inglês). Moropoulou se mostrou satisfeita com a restauração e pede agora à comunidade cristã “que o mantenha”.
Uma das tarefas mais difíceis foi drenar a água e os resíduos subterrâneos acumulados nos alicerces que estavam deteriorando o esqueleto da Edícula, um trabalho que terá que continuar para evitar uma deterioração no futuro.
DO BLOG GOSPELPRIMER

REFLEXÃO BÍBLICA

Jesus — o Caminho, a Verdade e a Vida

As mulheres ficam muito surpresas ao encontrar o túmulo de Jesus vazio
 

O túmulo está vazio — Jesus está vivo!

  • JESUS É RESSUSCITADO
  • ACONTECIMENTOS NO TÚMULO DE JESUS
  • ELE APARECE A VÁRIAS MULHERES
As mulheres ficam muito surpresas ao ver que o túmulo parece vazio. Maria Madalena corre até ‘Simão Pedro e o discípulo que Jesus amava’ — o apóstolo João. (João 20:2) Mas as outras mulheres que foram ao túmulo veem um anjo. E dentro do túmulo há outro anjo, que usa “uma veste comprida, branca”. — Marcos 16:5.
Um dos anjos diz a elas: “Não tenham medo, pois eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi morto na estaca. Ele não está aqui, pois foi levantado, assim como ele tinha dito. Venham, vejam o lugar onde ele estava deitado. Depois vão depressa e digam aos discípulos dele: ‘Ele foi levantado dentre os mortos e agora está indo adiante de vocês para a Galileia.’” (Mateus 28:5-7) Assim, “tremendo e tomadas de emoção”, as mulheres vão depressa contar isso aos discípulos. — Marcos 16:8.
A essa altura, Maria já encontrou Pedro e João. Sem fôlego, ela diz: “Retiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.” (João 20:2) Pedro e João saem correndo. João é mais rápido e chega ao túmulo primeiro. Ele olha para dentro do túmulo e vê as faixas, mas fica do lado de fora.
Quando Pedro chega, vai logo entrando. Ele vê os panos de linho e o pano usado para enrolar a cabeça de Jesus. Agora João entra e acredita no que Maria disse. Apesar do que Jesus disse antes, nenhum deles entende que ele foi ressuscitado. (Mateus 16:21) Confusos, voltam para casa. Mas Maria, que voltou ao túmulo, permanece ali.
No entanto, as outras mulheres vão contar aos discípulos que Jesus foi ressuscitado. Enquanto estão correndo para fazer isso, Jesus as encontra e diz: “Bom dia!” Elas se jogam aos seus pés e ‘lhe prestam homenagem’. Então Jesus diz: “Não tenham medo! Vão, contem isso a meus irmãos, para que eles vão para a Galileia, e ali me verão.” — Mateus 28:9, 10.
Antes, quando ocorreu o terremoto e os anjos apareceram, os soldados que vigiavam o túmulo “tremeram e ficaram como que mortos”. Ao se recuperar, entraram na cidade e “comunicaram aos principais sacerdotes tudo o que tinha acontecido”. Depois de os sacerdotes consultarem os anciãos dos judeus, decidiram esconder o assunto, subornando os soldados para dizerem: “Os discípulos dele vieram de noite e o furtaram enquanto estávamos dormindo.” — Mateus 28:4, 11, 13.
Visto que os soldados romanos podem ser mortos se dormirem no posto, os sacerdotes prometem: “Se isso [a mentira de que caíram no sono] chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações, e vocês não precisarão se preocupar.” (Mateus 28:14) Os soldados aceitam o suborno e fazem o que os sacerdotes dizem. Em resultado disso, a história falsa de que o corpo de Jesus foi roubado se espalha amplamente entre os judeus.
Maria Madalena ainda está chorando no túmulo. Inclinando-se para frente a fim de olhar o túmulo, ela vê dois anjos de branco. Estão sentados, um no lugar onde estava a cabeça de Jesus, e o outro onde estavam os pés. Eles perguntam: “Mulher, por que está chorando?” Maria responde: “Levaram embora o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.” Virando-se, Maria vê mais alguém. Ele repete a pergunta dos anjos e acrescenta: “Quem você está procurando?” Pensando que é o jardineiro, ela diz: “Se o senhor o tirou daqui, diga-me onde o colocou, e eu o levarei embora.” — João 20:13-15.
Na verdade, Maria está falando com o ressuscitado Jesus, mas ela não o reconhece imediatamente. No entanto, quando ele diz “Maria!”, ela percebe que é Jesus pelo jeito como ele fala com ela. Maria diz cheia de alegria: “Rabôni!” (que significa: “Instrutor!”). Mas, com medo de que ele esteja para subir ao céu, ela segura Jesus. Por isso, ele lhe diz: “Pare de me segurar, porque ainda não subi para o Pai. Mas vá aos meus irmãos e diga-lhes: ‘Eu vou subir para o meu Pai e Pai de vocês, para o meu Deus e Deus de vocês.’” — João 20:16, 17.
Maria corre até onde os apóstolos e outros discípulos estão. Ela diz: “Eu vi o Senhor!”, acrescentando seu relato ao que as outras mulheres disseram. (João 20:18) Mas o que elas dizem ‘parece tolice para eles’. — Lucas 24:11.
FONTE:ttps://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/Jesus-o-Caminho-a-Verdade-e-a-Vida/Seção-6-Últimos-dias-do-ministério-de-Jesus/O-túmulo-está-vazio-Jesus-está-vivo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário